IMC: Qual é o seu Índice de Massa Corporal?

5 de novembro de 2020 0 comentários

Saiba porque é importante manter o peso ideal.

Um número cada vez maior de pessoas busca o corpo perfeito, tanto homens quanto mulheres se esforçam para ficarem em forma. Podemos observar um crescimento expansivo na quantidade de academias e de comércios de alimentos saudáveis. Mas, você sabe qual é a importância de manter o peso ideal? Qual é o seu IMC? E como calcular seu Índice de Massa Corporal ideal?

Não somente para ter um corpo bonito, manter o peso ideal é essencial para a manutenção da saúde. Contudo, ser magro não é sinônimo de ter um corpo saudável. Para ser saudável, o peso precisa estar de acordo com o IMC (Índice de Massa Corporal).

Assim, é importante estar dentro do peso ideal, porque o peso certo está intimamente ligado ao estado de saúde da pessoa.

Ter um pequeno acúmulo de gordura no corpo é importante para que haja reservas de energia, que o organismo irá utilizar na recuperação da pessoa, caso ela adoeça, por exemplo. No entanto, o excesso de gordura se acumula no fígado, na cintura e também dentro das artérias dificultando a passagem do sangue, e isso aumenta o risco de doenças cardíacas.

Por isso, estar dentro do peso ideal é importante para aumentar a saúde, prevenindo doenças cardiovasculares e aumentar a qualidade de vida. Assim, quem está abaixo do peso deve aumentar o volume muscular para aumentar de peso de forma saudável e quem está acima do peso, deve queimar gordura para ganhar saúde.

Menos propensão a ter doenças

De acordo com o Ministério da Saúde, 53,8% da população brasileira está em sobrepeso. Isso não se relaciona somente à beleza e estética. Ter um corpo saudável e estar em dia com a balança significa evitar a proliferação de doenças. Por isso é importante monitorar seu IMC.

Confira algumas doenças que podem ser evitadas apenas com a manutenção do peso ideal:

  • diabetes;
  • colesterol alto;
  • problemas de circulação;
  • problemas cardiovasculares;
  • problemas respiratórios;
  • gordura no fígado;
  • apneia do sono;
  • hipogonadismo masculino;
  • infertilidade;
  • depressão;
  • câncer;
  • AVC;
  • infarto.

Como você pode perceber, a importância de manter o peso ideal não se baseia apenas em questões físicas. O emocional também sofre as consequências de não ter uma vida saudável, como é o caso da depressão e estresse.

Como calcular o IMC?

O IMC é calculado dividindo-se o peso do indivíduo por sua altura ao quadrado, conforme a fórmula abaixo:

Calcule o seu IMC
Conheça o seu Índice de Massa Corporea (IMC)

Por exemplo, Maria pesa 80 kg e tem 1,75 m de altura:

IMC = Peso ÷ (Altura × Altura)
IMC = 80 ÷ (1,75 × 1,75)
IMC = 80 ÷ 3,06
IMC = 26,1

Você também pode saber se está dentro do peso ideal utilizando a nossa calculadora online, apenas inserindo seus dados:

Altura

Peso


Tabela de resultados do IMC

Cada resultado do IMC deve ser avaliado por um profissional de saúde. No entanto, a tabela a seguir indica os possíveis resultados do IMC, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, sendo que o IMC entre 18,5 a 24,9 representa o peso ideal e o menor risco de algumas doenças.

ClassificaçãoIMCO que pode acontecer
Muito abaixo do peso16 a 16,9 kg/m2Queda de cabelo, infertilidade, ausência menstrual
Abaixo do peso17 a 18,4 kg/m2Fadiga, stress, ansiedade
Peso normal18,5 a 24,9 kg/m2Menor risco de doenças cardíacas e vasculares
Acima do peso25 a 29,9 kg/m2Fadiga, má circulação, varizes
Obesidade Grau I30 a 34,9 kg/m2Diabetes, angina, infarto, aterosclerose
Obesidade Grau II35 a 40 kg/m2Apneia do sono, falta de ar
Obesidade Grau IIImaior que 40 kg/m2Refluxo, dificuldade para se mover, escaras, diabetes, infarto, AVC

Quem não estiver dentro do peso ideal deve adequar a alimentação e fazer exercícios para conseguir atingir o peso mais indicado para sua altura e idade.

Quando se está abaixo do peso ideal deve-se aumentar o consumo de alimentos ricos em nutrientes para que o corpo tenha o necessário para se proteger de doenças. Já quem está acima do peso ideal deve consumir menos calorias e fazer algum tipo de atividade física para eliminar os estoques de gordura, que aumenta o risco de doenças cardíacas.

Conheça seu Índice de Massa Corporea (IMC)
Conheça seu Índice de Massa Corporea (IMC)

Agora que você sabe como é importante manter o peso ideal, visite nossa loja e conheça os produtos da Bem Estar Life que podem te ajudar a chegar ou manter seu peso ideal.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Olá! Posso ajudar?